quarta-feira, 6 de julho de 2016

Rosinhas de PT em kimono militar

Ando numa altura que me apetecer dar mimos ao povo.

 #045-T10-328 by Phildar 
Já há uns meses que, nuns catálogos que mandei vir da Phildar, vinha este modelo e uma amiga comentou que gostava. No entretanto, ela encomendou-me 2 peças, mas fiquei sempre com este modelo em mente para lhe fazer. O .pdf com as explicações pode ser obtido gratuitamente na Phildar (link directo para download aqui).
Avancei com o trabalho até bastante rápido, mas os 4 novelos iniciais que encomendei para testar um fio novo, só deram para as partes principais, i.e., costas e frentes. Depois foi o compasso de espera entre encomendar e receber o novelo. Já para não falar que tinha outros trabalhos em curso a que fui dando prioridade.
Como o fio que usei é 100% algodão. fiz alterações para a peça ser mais complemento de meia-estação.

Ofereci a peça e fiquei muito contente com a reacção! Ela não estava à espera e gostou muito, o que é o mais importante! :D
E o que é ainda mais raro, a minha mãe também gostou muito e já está pensar em oferecer uma versão (ou seja, que eu a faça para ela oferecer :P)!

para mais tarde recordar...

material
agulhas 5.5 e 6.5 mm
465 gr./ 5 novelos Caricia/Rustic, cor 2171 Buganvilla
6 botões Ø 25 mm

receita

costas
Com agulhas 5.5 mm, montar 110 malhas e seguir 7 carreiras em canelado 2/2, com as 2 malhas de orla em meia pelo direito.
Trocar para agulhas 6.5 mm e seguir a direito com "rosinhas de Portugal" 41 nós até ombro.
escala de mates ombro: (4)×2, 8, 10
escala de mates decote: 28, 1

frente
Com agulhas 5.5 mm, montar 55 malhas e seguir 7 carreiras em canelado 2/2, com 3 malhas em meia pelo direito do lado oposto ao da costura .
Trocar para agulhas 6.5 mm e eliminar 1 malha (do lado de 3 em meia) e seguir a direito com "rosinhas de Portugal" 23 nós até início do decote.
escala de mates ombro: (4)×2, 8, 10
escala de mates decote: 12, (0)× 9, (4)×4, (0)×4

colarinho
Com agulhas 5.5 mm, montar 96 malhas (saltar malhas a fazer a montagem, para diminuir o perímetro) e seguir 4 nós em canelado 2/2, incluindo remate. 

palas
Com agulhas 5.5 mm, montar 27 malhas na vertical (todas as carreiras, 1 malha) e seguir em canelado (de modo a que do lado do decote fiquem 3 malhas em meia pelo direito), indo apanhando uma malha na plataforma onde assenta lateralmente a pala, a cada nó, saltando cada 3ª malha - 8 nós até à margem. Aumentar uma malha do lado oposto ao decote (ficam 3 malhas meia pelo direito também nesta margem) e seguir mais 8 nós a direito, incluindo remate. Não esquecer de fazer as casas na pala direita, a completar o terceiro nó e a 3 nós do final: a contar do lado oposto do decote, 3 meia, mate, laçada, 7 meia, mate, laçada, 7 meia, mate, laçada, 4 meia.

cavas
Com agulhas 5.5 mm, montar 68 malhas (todas as carreiras, 1 malha) e seguir 4 nós em canelado 2/2, incluindo remate.

acabamento
Coser ombros com alguma firmeza, mas as laterais com muita folga, de modo ter em conta o que a peça vai crescer com o peso do algodão. Aplicar os botões

Podem encontrar as explicações originais aqui: pág.1, pág.2, pág.3

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...