quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Pretty Floral Bag" modificada


Ó pra minha mala nova! 
Anunciada há mais de ano como projecto em curso! :D 
A parte do tricot estava pronta, mas faltava aplicar o forro.
Tirei inspiração do modelo "Pretty Floral Bag"  encontrado no Easy Knitted Accessories: Fashionable Projects for the Novice Knitter por Jeanette A. Trotman. 
As principais alterações introduzidas foram ao nível do fecho e da alça e das dimensões.
Eu queria uma mala maior que o indicado no modelo e como não podia alterar o número de malhas sem alterar o desenho, aumentei a grossura do fio.
Já quanto à alça da mala, eu por padrão acabo por usar as malas mais a tiracolo do que ao ombro. Assim optei por uma única alça de extremidade a extremidade com um sistema de casas e botões de modo a poder ajustar de mala a tiracolo para mala de ombro, se o desejar. E fi-la a toda à volta da mala de modo a dar mais profundidade.
O método de fecho do modelo com os dois cordões a dar o laço é muito giro, mas pouco prático. Desastrada como sou, o mais provável era virar a mala e metade do conteúdo sair disparado... um fecho eclair acaba por ser a melhor solução. 
As missangas fui roubá-las ao stock da minha sobrinha linda, que não se importou de ceder umas quantas para a mala da tia!
O forro foi a Dona Lurdes, a mestra costureira de serviço que o fez, a partir de um retalho de ganga fina que lá tinha por casa. E querida como é ainda me acrescentou um bolso interior com fecho eclair!




para mais tarde recordar...
É por estas e por outras que normalmente coloco aqui estas informações... é que passado um tempo já não me lembro muito bem! Por isso, não garanto a 100% a exactidão do que segue :P!


material
fio Miltons/Miltons (x2), cor branca e cinzas #149, 150, 151, 152
agulhas 6 mm
2 fechos eclair: 35cm e 12cm
2 botões
tecido para o forro
missangas variadas

receita
Podem encontrar as explicações originais aqui: pág. 1 e pág. 2, para o esquema do bordado e número de malhas. Só fiz mais 2 nós no topo da mala.
Quanto à riscas, como o fio que usei não era matizado acabei por inventar a largura das riscas.
A alça primeiro seguiu o contorno da lateral e base da mala e depois é que fiz a alça concretamente. Comecei com 10 malhas, aumentei gradualmente até 14 malhas para a base da mala e depois diminui gradualmente na lateral até ficar com 10 na parte mesmo da alça. Nessa extremidade fiz 4 casas para os botões e depois segui até ao comprimento que desejava. Uni à outra extremidade.
Apliquei as missangas a gosto. E depois passou para a mão da costureira!





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...