domingo, 25 de março de 2012

Saia inspirada em vestido verde água da "Círculo"


Achei piada a este vestido quando o vi pela primeira vez, mas pensando na minha figura, achei que não me iria favorecer e que o melhor seria fazer uma saia, com os folhos a iniciar apenas a partir da zona da anca. E se bem o pensei melhor o fiz.


para mais tarde recordar...
Materiais
FIO: 3 meadas /Usei fio que comprei no mercado em meadas sem indicação de nome, composição ou nº de metros/peso)
AGULHAS: agulha crochet 3 mm
Receita
Iniciei o trabalho na zona da anca, com 210 pt cordão, 1 carreira em pt alto (paus) e depois passei para a rede. Primeiro experimentei como vinha na receita original, mas na minha mão a rede estava a ficar mais apertada do que o inicio, por isso, voltei a trás e em vez de 2pt cordão entre os pts altos, fiz 3. E roubei um de modo a ficar multiplo de 3 para que a inserção dos folhos batesse certo.
Decidi colocar sempre os folhos de 4 em 4 carreiras de rede alternando o esquema 3 com o 1 e com o 2, isto é, 3,1,3,2,3, (como está descrito para a parte de baixo do vestido).
Para fazer a parte de cima da saia, voltei ao cordão inicial e fiz uma carreira de pt baixo, a seguir a alternei carreiras de ponto baixo com carreiras de ponto alto.
Na 2ª carreira de pt alto, distribui 10 mates (a cada 20º, 21º pt alto, apanha os dois num só)
Na 4ª carreira de pt alto, distribui 10 mates (a cada 19º, 20º pt alto, apanha os dois num só)
Na 6ª carreira de pt alto, distribui 10 mates (a cada 18º, 19º pt alto, apanha os dois num só)
Na 8ª carreira de pt alto, distribui 10 mates (a cada 17º, 18º pt alto, apanha os dois num só)
Seguir a alternar carreiras de pt baixo com carreiras de pt alto mais 7 vezes.
Como ao fazer a parte da rede dei-me conta que provavelmente a quantidade de fio que tinha daquele tinto não iria dar para a peça completa, decidi fazer os folhos do esquema 3 e acabar a parte de cima da saia com o fio desse tinto. Assim se o fio acabasse antes do fim do trabalho, podia fazer os folhos dos esquemas 1 e 2 com um tinto diferente e ficava a fazer feitio em vez de ser defeito!
Pois, mas ao fazer o folho com o esquema 1, não gostei de ver o efeito, porque estava a fazer muita roda, assim desisti da ideia de fazer folhos diferentes alternados e optei pela repetição (6x) do padrão 3, e a única coisa que alterna é mesmo o tinto do fio usado.

Então, resumindo e conluindo, estão a ver o vestido? A saia não tem nada a ver hehehe!

Quem quiser fazer o vestido original, pode encontrar os esquemas de crochet aqui e o link para a receita aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...